domingo, 18 de maio de 2008

O PANORAMA DA HISTÓRIA DA ARTE OCIDENTAL Graciene Reis

A GRÉCIA - MÃE DE TODAS AS ARTES
AS ORIGENS DA ARTE OCIDENTAL E O NASCIMENTO DO MODELO CLÁSSICO
• Sabemos que as artes, de forma geral, arte, arquitetura, literatura, filosofia e ciências, tiveram o seu apogeu na Grécia dos 500 anos aC. Este período que ficou conhecido como helenismo, se constitui em toda a nossa herança da antigüidade clássica na arte ocidental. A presença da arte grega foi tão marcante que veio a influenciar todos os outros estilos futuros.
• Porém esse período de alto desenvolvimento da arte grega teria iniciado a partir do ano 2000 aC, quando os cretenses criaram seu próprio sistema de escrita. É desse época também as primeiras civilizações urbanas, que ficavam em torno dos grandes palácios. Estes palácios foram destruídos, por volta de 1700 aC e reconstruídos em 1500 aC. Destes, o mais importante foi o de Cnosso – chamado de Palácio de Minos, que pelo seu formato de labirinto teve sua existência associada a lenda do Minotauro. Esta portanto é a civilização Minóica.
• A mesma situação viveu a civilização Micênica entre os anos de 1600 a 1100 aC, cuja arte produzida tinha grande semelhança com a Minóica. Mesmo assim, deixou obras que tiveram características próprias, como “A Porta dos Leões”.
• Estas civilizações desapareceram, sem que possamos associar a continuidade das obras produzidas a partir de 800 aC a tais civilizações.
• A partir deste período é que podemos sinalizar um estilo que a história classificou como “Geométrico” que estaria ligado a decoração da cerâmica e mais tarde aos baixos relevos e ornamentos da arquitetura.
• O chamado Estilo Arcaico, perto de 700 aC, foi, possivelmente, estimulado pelas relações comerciais com o oriente próximo, particularmente, o Egito. Razão pela qual, vamos ver que a criação das colunas Dórica, Jônica e Coríntia, tiveram uma concepção muito semelhante as egípcias. Os egípcios criaram colunas de sustentação, com capitéis inspirados em folhas de papiro e lotus.
• Devemos lembrar que foi neste período em 750-700 que Homero escreveu a Ilíada e a Odisséia. Estas duas obras representam todo o cenário da antiga Grécia, com seus costumes, deuses e mitologia, mas sobretudo a topografia das ilhas e lugares sagrados. A obra de Homero, mesmo naquela época era lida em dias festivos, como uma reverência nacional.
• O teatro Grego também se faz presente em Ésquilo, Sófocles e Eurípedes entre 600 a 400 aC.
• A filosofia que começou a evoluir antes de Socrates – 400 aC, passaria por Platão entre 427 a 347 aC e finalmente a Aristóteles entre 384 a 322.
• Enfim a Grécia atingiria o seu apogeu como civilização evoluindo também no campo da matemática, com Pitágoras em 520 aC e na medicina, com Hipócrates em 469 aC.
• O Estilo Clássico aparece a partir de 480 aC. É neste período, onde o avanço em todos os aspectos da arte atingiria um dos graus de maior evolução. Na arquitetura aparecem as três ordens dórica, jônica e coríntia. A dórica, considerada ordem básica, é a mais antiga e mais definida que a jônica, enquanto a coríntia uma variante da segunda. O termo ordem arquitetônica se torna singular na arquitetura grega, de onde, tudo dela provém, haja vista que nenhum outro sistema arquitetônico, chegou a produzir coisa comparável. Um templo dórico é único, todos pertencem a uma mesma espécie, facilmente identificável na sua consistência interna e externa, que não permite variações, nem ornamentos fora do padrão.

• A escultura evoluiu a partir do estilo arcaico, onde é patente a influência da escultura egípcia, e facilmente pode ser observada a falta de proporção que só o estilo clássico trouxe. A partir desse período as figuras são tratadas com uma beleza quase matemática, onde as proporções do corpo, cabeça, rosto, parecem medidas sob um cânnon de regras cuja finalidade seriam manter a beleza sob medida. Entra nesta regra o formato do rosto, cabelos tamanho dos olhos, boca proporcional ao tamanho do nariz. Peso da figura em relação a altura, considerando todo o trabalho anatômico do corpo desde a musculatura toráxica até a compleição muscular das pernas e braços. Observando inclusive o formato do abdome até a região pubiana, que no estilo arcaico aparece sem nenhum pelo, evoluindo a partir do estilo chamado helenístico num padrão, onde os pelos pubianos são tratados como ornamento do corpo, assim como o próprio panejamento dos trajes que se acentuam em dobras e drapeados até então nunca vistos. A escultura deste período entre 300 a 200 aC, atinge um grau de expressividade bem mais acentuada, maior dinâmica e objetividade.
• A nudez masculina na escultura grega tem uma abrangência bem maior que a feminina. Pode-se atribuir isto, ao fato de que os esportes olímpicos eram praticados por jovens nus. O primeiro deles ocorreu em 776 aC. E, considerando o domínio do helenismo no mundo mediterrâneo, a cada estádio inaugurado pelos gregos, civilizações estrangeiras, subjugadas, assistiam aos jogos. Um dos livros da Bíblica Católica, considerado como “deuterocanônico”, o Livro dos Macabeus, relata o fato haver certa vergonha entre os judeus circuncisos, pela falta da pele do prepúcio, considerando que os gregos não praticavam a circuncisão.
• A história da Grécia acaba a medida em que floresce a civilização romana. No entanto a sua influência cultural, a própria língua, falada em todo o mundo mediterrâneo (o Koiné), a literatura, a filosofia e arte permaneceram vivas, num testemunho autêntico de sua existência.

Nenhum comentário: